Como saber qual profissional devo procurar ?

09/08/2023 - Site: www.ecoandopsicologia.com.br

Francine Rillo

5/17/20243 min read

Por ser psicóloga e psicopedagoga, durante meus anos de atendimento, me deparei muitas vezes com pais e pacientes que não tinham conhecimento de qual profissional procurar para as necessidades que eles próprios ou os filhos apresentavam.

Por isso, tomando como base que a informação liberta, comecei a aplicar em meus atendimentos, informações sobre as diferenças de cada profissional, incluindo e encaminhando muitas vezes além das minhas áreas de atuação para outros profissionais fundamentais para o tratamento e desenvolvimento das habilidades em defasagem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e de todos que convivem com eles.

Compartilho brevemente as diferenças entre alguns profissionais que atuam nas demandas de aprendizagem e saúde mental:

Psicólogo: busca entender as questões emocionais e comportamentais, trabalhando as queixas associadas a conflitos internos que geram incômodos ao próprio paciente ou às pessoas do seu convívio, auxiliando-o a superar e gerenciar problemas como ansiedade, medo, depressão, distúrbios alimentares, estresse, relacionamentos, entre dezenas de outros problemas, além de ajudar os pacientes que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento, atuando também no tratamento e prevenção de doenças e transtornos mentais.

Psicopedagogo: com conhecimentos das áreas da psicologia e pedagogia, que estuda o processo de ensino-aprendizagem, investiga as diferentes dificuldades (causas externas de origem pedagógica) ou transtornos de aprendizagem (causas internas de origem neurobiológica) e identifica as habilidades já consolidades, criando um plano de intervenção específico para o paciente que visa o desenvolvimento das habilidades em defasagem por intermédio da utilização de vários recursos durante as intervenções.

Professor de reforço: responsável em rever conteúdo específico que o aluno tenha dificuldade, ajudando-o com a aprendizagem da matéria, utilizando como ponto de partida o material da escola, com foco em auxiliar nas atividades escolares, permitindo que acompanhe o ritmo dos demais alunos da sala. Podendo ser pedagogo ou outro profissional com conhecimento aprofundado do conteúdo. 

Psiquiatra: É um médico que se especializou em diagnóstico e tratamento de doenças e transtornos mentais prescrevendo medicamentos adequados para o tratamento dos sintomas de depressão, ansiedade, bipolaridade, estresse pós-traumático, esquizofrenia, transtornos de humor, etc. O psiquiatra avalia o paciente pelas suas queixas, história clínica e exame do estado mental, além de, às vezes solicitar exames físicos, de imagem, laboratoriais, neurológicos e testes neuropsicológicos que o auxiliam e complementam sua avaliação. O tratamento deve ser em conjunto com o psicólogo que tratará as causas. 

Neuropsicólogo: com conhecimentos em psicologia e neurologia, responsável por compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas como a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. O neuropsicólogo deve ser procurado quando: há algum distúrbio de desenvolvimento ou aprendizagem, ou existem dificuldades na execução de rotinas no dia a dia, ou existe perda frequente de memória, atenção ou comprometimento de quaisquer outras funções cognitivas ou quando houver algum trauma cerebral. 

Além dos profissionais acima, podem ocorrer de acordo com o caso o encaminhamento ou indicação de outros profissionais como Neurologista, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicomotricista, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista, Personal Trainer, etc.

Caso tenha alguma dúvida ou alguma demanda das citadas acima, não deixe de procurar um profissional qualificado e especializado para a realização de uma avaliação, pois o diagnóstico e a intervenção precoce são bastante efetivos para promover o desenvolvimento das habilidades afetadas ou em defasagem, possibilitando qualidade de vida, bem-estar, além de redução de algumas características, sintomas ou sinais possibilitando que o paciente tenha sucesso escolar, profissional e pessoal. 

Francine Rillo – CRP: 06/145534 
Psicóloga, Psicopedagoga e Analista Comportamental